sábado, 15 de agosto de 2015

O mato!



O texto de hoje foi retirado do site seguinte:


Bem haja a todos!

Um abraço do vosso amigo Aires - 1º Cabo 2625

Embora a guerra tenha começado com o assalto às prisões de Luanda, em 4 de Fevereiro de 1961, ela nunca assumiu as características de guerrilha urbana. O terreno em que se desenrolaram os combates foi o mato, onde os guerrilheiros procuraram tirar o melhor partido do meio, onde melhor se moviam e que melhor se adaptava às suas características. 


Em Angola, no Norte, escolheram os terrenos acidentados e cortados por rios da floresta subtropical dos Dembos e a selva equatorial em Cabinda; no Leste, procuraram as imensas planícies de savana, as chanas das Terras do Fim do Mundo. 

http://manuelaldeias.blogspot.pt

Na Guiné, organizaram-se a norte e a sul do rio Corubal, ligando as fronteiras com o Senegal e a República da Guiné-Conacri às zonas libertadas da Coboiana, do Morés, do Cantanhez, enquanto, a leste, aproveitaram a baixa densidade populacional do semi deserto do Boé para trânsito e promoção de acções políticas de envergadura, como foram a visita de uma delegação da ONU e a declaração de independência. 

blogueforanadaevaotres.blogspot.com

Em Moçambique, a Frelimo aproveitou a fraca implantação portuguesa no Norte e a proximidade da fronteira com a Tanzânia para desenvolver as suas acções a partir dos vales profundos das margens do lago Niassa e da zona planáltica, seca e hostil do planalto dos Macondes, na região entre os rios Messalo e Rovuma. Mais tarde, em 1970, volta às montanhas áridas e de clima extremo de Tete, onde se iniciava a construção de Cahora Bassa.

ultramar.terraweb.biz



Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é importante! Comenta aqui!